#Esporte | Na tarde desta terça-feira (17/12), o brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, conquistou o prêmio “The Best”, entregue pela FIFA ao melhor jogador do mundo em 2024. A cerimônia aconteceu em Doha, no Catar, marcando a primeira vez que o craque carioca, de 24 anos, recebe uma honraria. Já a jogadora brasileira Marta, recebeu o prêmio “Marta” de gol mais bonito no futebol feminino.
Durante seu discurso, Vini Jr. emocionou-se ao relembrar suas origens no Flamengo, clube onde foi revelado, e expressou sua gratidão aos colegas da Seleção Brasileira e do Real Madrid.
“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim: jogadores, treinadores, jornalistas e fãs. Não poderia deixar de mencionar minha família, que abriu mão de seus sonhos para viver o meu. Agradeço ao presidente, ao senhor Carleto [Carlo Ancelotti] e aos meus companheiros de tempo, que me ajudaram a acreditar que eu poderia fazer grandes coisas.”
O jogador viveu a melhor temporada de sua carreira em 2023/24, sendo decisivo pelo Real Madrid com 24 gols em 39 partidas, além de assistências e atuações divididas em competições de destaque.
Na votação, que incluiu treinadores, capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores, Vinícius somou 48 pontos, superando o espanhol Rodri, com 43, e o inglês Jude Bellingham, com 37.
Este é um marco importante para o Brasil, que volta a ter o melhor jogador do mundo após 17 anos. A última vez foi em 2007, quando Kaká venceu. É também a primeira vez que um brasileiro conquista o prêmio na era “The Best”, criado pela FIFA em 2016.

Marta vence o prêmio “Marta” de gol mais bonito no futebol feminino
A brasileira Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, foi agraciada com o recém-criado Prêmio Marta da FIFA, que homenageia o gol mais bonito do futebol feminino. A própria Marta conquistou a honraria com um golaço que marcou a história do esporte.
O gol premiado aconteceu duas semanas antes do início do Torneio Olímpico de Futebol Feminino em Paris 2024. Em uma jogada de brilhontismo, Marta driblou uma zagueira com uma pedalada e acertou um chute perfeito no ângulo, da entrada da área.
“Estou muito feliz com o resultado. Competir com tantas craques e receber um prêmio que leva o meu nome é uma enorme honra. Quero agradecer a todos que votaram e a todas as pessoas que me apoiaram ao longo da carreira”, declarou Marta, emocionada.
A premiação reafirma o legado de Marta como um ícone do futebol mundial e comemora sua contribuição ao esporte, especialmente em uma temporada marcada para grandes feitos.
Fonte: Agência Brasil Com informações do site da FIFA | Fotos: Reuters