#Brasil | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a viagem que faria à China, a partir deste fim de semana. O motivo foi o diagnóstico de uma pneumonia, ainda na quinta-feira (23/03). Lula iniciou o tratamento com medicamentos de imediato. De acordo com nota divulgada pela médica Ana Helena Germoglio, apesar de a condição clínica do presidente ter apresentado melhora, os profissionais do serviço médico da Presidência da República recomendaram que Lula adiasse a viagem de 25 horas (dentro do avião) visando evitar a transmissão viral.
A comitiva que acompanharia o presidente na visita à China contaria com centenas de empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros. Com o cancelamento da ida de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a visita ao país asiático.
A viagem já havia sido adiada de sábado para domingo, mas agora não tem data para ocorrer. A Presidência da República comunicou às autoridades chinesas o adiamento da visita e reiterou o desejo de marcar a viagem em uma nova data.
A ampliação das relações comerciais entre Brasil e China seria um dos principais objetivos da viagem do presidente. No entanto, agora Lula deve permanecer em Brasília para completar o tratamento da infecção e se recuperar completamente antes de retomar a agenda de compromissos.