Vereadores participam da apresentação do Projeto Cajuí, em Palmeiras de Goiás

#Educação | A presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, vereadora Taís Lopes e os vereadores Renata Campos, Amauri Marques e Murillo Rodrigues, participaram na terça-feira (25/04), da apresentação do Projeto Cajuí, que já vem sendo trabalhado com alunos da Escola Municipal Dona Maricota, para o Programa Agrinho 2023. O evento aconteceu no auditório do Palácio 6 de Julho.

O projeto Cajuí reforça, a necessidade de que todos possam conhecer e preservar o cerrado, bioma predominante no município, e que consigam encontrar nele, oportunidades empreendedoras. Atualmente, existem cerca de 200 espécies nativas com potencial para o comércio.

Cajuí

Cajuí é um cajuzinho do cerrado ou cajuzinho do campo, em tupi guarani, significa pequena noz que se reproduz. Tema que pretende evidenciar o valor dos frutos do cerrado.

O cerrado também é de extrema importância para controlar o clima e seus frutos podem ser essenciais na merenda escolar por diversos motivos, com destaque para a riqueza em nutrientes super importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Reforço na merenda escolar

Outro ponto positivo é que os frutos do cerrado na merenda escolar ajudam a combater a obesidade infantil e outras doenças relacionadas à alimentação inadequada.

Além disso, ao inserir os frutos do cerrado na merenda escolar, incentiva-se o consumo de alimentos locais, o que pode ser benefício economicamente quanto para biodiversidade do cerrado.

Lei Cajuí

Essa prática também ajudaria a disseminar a nossa cultura alimentar e a valorização dos costumes e tradições regionais. A ideia dos coordenadores, é que no futuro, o Projeto Cajuí possa se tornar uma lei a ser implantada no município.

“A Câmara Municipal é parceira da Prefeitura na implantação deste importante Projeto. Cajuí veio para ficar, e no que depender do Poder Legislativo, em breve se tornará lei. Parabéns a todos pela iniciativa e contem com o nosso parlamento neste sentido.”, afirmou Taís Lopes.

O evento contou, ainda, com as presenças de representantes do prefeito Vando Vitor e do secretário de Educação e Cultura, professor Ovídio Gonçalves Peixoto, além de autoridades politicas e militares, lideranças Classistas, diretora e professoras, bem como alunos da Instituição.