A Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás realizou no dia 23 de março (sábado), Audiência Pública com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade 2019, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB). O autor da iniciativa foi o vereador Leon Deniz.
A galeria da Câmara ficou completamente lotada. Cerca de 200 representantes dos mais diversos seguimentos organizados estiveram presentes. Os padres José Moreira de Sousa, da Paróquia São Sebastião e Wellinton Elias, da Paróquia Divino Espírito Santo representaram a Igreja Católica juntamente com membros das pastorais.
A programação teve início com os padres José Moreira e Wellinton Elias que fizeram o uso da palavra por dez minutos cada, fazendo uma explanação sobre a Campanha da Fraternidade. Logo em seguida, o vereador Leon Deniz fez uma apresentação detalhada sobre as contas públicas (receitas e despesas) da gestão municipal referentes a 2017 e 2018.
Na sequência foram divididos oito grupos para debater e analisar os dados apresentados, mostrar problemas e apresentar soluções nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura Urbana, Infraestrutura Rural, Assistência Social, Segurança e Trânsito, Lazer e Meio Ambiente. Os vereadores Murillo Rodrigues (presidente), Zezim JJ, Luis Carlos, Macete Lemes e Taís Lopes fizeram questão de participar dos grupos.
Ao final os grupos elegeram um representante para apresentar em Plenário, o que foi discutido, os problemas e as soluções encontradas. Um relatório será elaborado e entregue à Prefeitura Municipal e ao Ministério Público para que as sugestões possam ser executadas na prática.
O vereador Leon Deniz fez um balanço positivo da Audiência Pública. “Foi muito proveitoso. Pudemos ouvir as demandas da população aqui representadas pelos Segmentos Organizados. Esse resultado a gente espera ver uma sensibilidade do Poder Executivo na hora de formatar o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual de tal forma que nas Diretrizes especialmente, a Prefeitura possa dar prioridade ao que foi colocado aqui hoje em todas as áreas”, afirmou.
No encerramento da Audiência Pública, o presidente da Câmara Municipal, vereador Murillo Rodrigues anunciou a realização de uma Audiência Pública para discutir o pedido feito pelo prefeito Vando Vitor para obter um empréstimo no valor de R$ 5 milhões, junto à Caixa para concluir obras que estão paradas, construir pontes na Zona Rural e fazer recapeamento asfáltico. A data ainda não foi marcada.
Esta foi à segunda vez que a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 2018. Diversas autoridades estiveram presentes à Audiência Pública, entre elas o prefeito Vando Vitor Alves e representantes da OAB, Maçonaria, Sindicato Rural, UEG, Polícia Militar, Cerea, Apae, Lar São Vicente de Paulo, Copal, entre outras.