Vereadores de Palmeiras devem discutir aumento do número de vagas no segundo semestre

#Política | Com o resultado do Censo 2022, Palmeiras de Goiás passou a ter 31.858 habitantes, número suficiente para o aumento de dois vereadores na Câmara Municipal, conforme prevê a Constituição Federal. Para isso, é preciso que um projeto seja aprovado ainda este ano, já que em 2024 tem eleições municipais. A presidente da Câmara, Taís Lopes, disse que o assunto ainda não entrou em pauta, mas que os vereadores têm o segundo semestre todo para discutir o tema.

Caso a Câmara Municipal aprove o aumento das vagas (não é obrigatório), Palmeiras de Goiás passaria a ter 13 vereadores, dois a mais do que os 11 atualmente.  

Em Goiás, 15 Câmaras Municipais estão aptas a aumentarem o número de vereadores, conforme os dados do Censo 2022, divulgados na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma delas é Palmeiras de Goiás.

O número de vereadores de uma cidade é definido pela Constituição Federal, seguindo a quantidade de habitantes. Cidades com até 15 mil habitantes, por exemplo, podem ter no máximo nove vereadores. O máximo é 55 vereadores para cidades com mais de oito milhões de pessoas.