Vereador Diego Lopes viabiliza visita de alunos do Colégio Polivalente à Assembleia Legislativa de Goiás

#Educação | Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Polivalente de Palmeiras de Goiás visitaram a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na última terça-feira (30/05), na 15ª edição do Projeto Escola no Legislativo de 2023. A visita foi intermediada pelo vereador Diego Lopes e pela assessora do deputado Bruno Peixoto, Wallita Thaysa e fez parte do projeto de extensão Educação Popular para Cidadania Fiscal dos Direitos Humanos, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Palmeiras, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante a visita dos alunos de Palmeiras à Alego, foram ministradas as palestras “Origem, Evolução histórica e Importância do Poder Legislativo”, com o professor Mauricio Barbosa Paranaguá; “As Antigas e a atual Sede do Poder Legislativo Goiano”, com a professora Ethiene Gonçalves de Oliveira; e “Democracia e o Poder Legislativo”, com o professor Miguel Donizete Gusmão Filho.

A presença dos alunos de Palmeiras incluiu uma rápida passagem pelo gabinete do Presidente da Casa, deputado estadual Bruno Peixoto, parceiro do vereador Diego Lopes. Foi uma pausa para os estudantes tirarem fotos e baterem um papo com o parlamentar.

Nesse projeto, os alunos se aprimoram em temas como fiscalidade, orçamento, tributação, dívida pública e direitos humanos, tudo isso aplicado à realidade deles, não apenas de modo abstrato, explicou a pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-fiscais da UFG, Carolina Lima Gonçalves, doutoranda em Direitos Humanos pela mesma universidade e em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e professora substituta na UEG Palmeiras. Ela acompanhou os estudantes na Assembleia Legislativa juntamente com a professora do curso de Direito e doutoranda em Direitos Humanos pela UFG, Aletheia Woyames.

A professora contou que os estudantes haviam ido em outra oportunidade à Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás. Essas visitas ao Poder Legislativo, explica a pesquisadora, estimulam a participação cidadã ativa, com independência, autonomia, senso crítico e permite que os estudantes aprendam sobre o funcionamento das leis que regem seu cotidiano.

Muitos dos alunos que foram à Alego, ainda não conheciam Goiânia. “Vir aqui, conhecer o prédio, a estrutura, serem bem recepcionados, como foram, fortalece não só a cidadania, mas a autoestima deles”, pontuou, afirmando que os alunos estavam “orgulhosos” de estarem na Assembleia, o que traz um senso de pertencimento.

O Projeto Escola no Legislativo proporciona aos alunos conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo tanto estadual quanto nacional e municipal, buscando formar cidadãos críticos. É, também, uma oportunidade para que alunos e professores conheçam as dependências da Assembleia Legislativa goiana.