#Bombeiro | Pelo segundo dia seguido o Corpo de Bombeiros de Goiás atendeu ocorrências diferentes de vazamento de amônia. O primeiro caso ocorreu na segunda-feira (25/09), em um frigorífico de Iporá (GO), fazendo nove vítimas, inclusive, uma com queimaduras. O segundo caso ocorreu na manhã desta terça-feira (26/09), em uma empresa de Morrinhos (GO), deixando três vítimas e posteriormente, depois de tudo controlado, 20 vítimas com intoxicação.
Morrinhos
Quando os bombeiros chegaram à empresa, foram informados de um pequeno vazamento de amônia que já havia sido controlado. No entanto, as circunstâncias tomaram outro rumo. Funcionários da empresa começaram a apresentar sintomas de intoxicação, exigindo uma resposta imediata das equipes de resgate, que utilizaram quatro veículos especializados, bem como o suporte adicional do SAMU, que disponibilizou duas ambulâncias para atender às vítimas.
A área afetada foi isolada, e uma área de concentração de vítimas foi estabelecida para fornecer cuidados médicos adequados. Cerca de 20 vítimas com sintomas de intoxicação foram transportadas para atendimento médico.
As equipes adentraram a área do vazamento e foi constatado que ainda havia concentração do produto químico no ambiente. Para garantir a segurança de todos, a área foi devidamente ventilada, e todas as orientações necessárias foram fornecidas aos responsáveis no local. Isso incluiu instruções sobre a ventilação adequada do local, medição contínua da contaminação usando instrumentos adequados e o isolamento da área até que a descontaminação completa fosse alcançada.
Iporá
Na manhã de segunda-feira (25/09), às 10h25, o Corpo de Bombeiros Militar, em Iporá, foi acionado para uma ocorrência de vazamento de amônia, em frigorífico, com 9 vítimas contaminadas. Com vazamento, um funcionário, sofreu queimadura e outro trabalhador desmaiou. As outras sete vítimas, que estavam no local do vazamento saíram sem precisar de ajuda .
A equipe de bombeiros militares ao chegar no local, realizou atendimento a todas as vítimas, conforme protocolo previsto para este tipo de acidente e a contenção do vazamento do gás de amônia. Todas as vítimas, foram encaminhadas para UPA de Iporá, pelo CBMGO e SAMU.