#Luto | Após três dias de velório aberto para visitação e homenagens de fiéis, o Vaticano celebrou, na manhã deste sábado (26/04), a Missa de Exéquias em honra ao papa Francisco. A cerimônia marca o início do Novendiali, os tradicionais nove dias de luto e orações dedicados a um pontífice falecido.
A celebração eucarística ocorreu no átrio da Basílica de São Pedro, com a participação de cerca de 250 cardeais, além de bispos, padres, religiosas e religiosos. O caixão, confeccionado em madeira e zinco e selado na noite de sexta-feira (25/04), foi colocado diante do altar para o rito de despedida.
“Diante dele, uma multidão, que deve chegar a centenas de milhares de pessoas, vindas de todas as origens geográficas, sociais, políticas e culturais, prestará suas últimas homenagens”, destacou a Santa Sé em comunicado. A diversidade dos presentes, segundo o Vaticano, representa a Igreja de Francisco, que ele sempre definiu como aberta a “todos, todos, todos”.
A cerimônia foi acompanhada pelo tradicional coro da Capela Sistina e encerrou-se com os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o fim das exéquias.
Ao término da celebração, o caixão será levado ao interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma, um trajeto simbólico que o Papa costumava percorrer para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani antes e depois de suas viagens apostólicas.
Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Papa Francisco seguirão até o dia 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro. A exceção será a Missa da Divina Misericórdia, marcada para este domingo (27/04), às 10h30, na Praça de São Pedro.
O mundo católico segue em oração e luto, celebrando a memória de um pontífice que marcou profundamente sua época, com uma mensagem de acolhimento, misericórdia e esperança.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Roma e participou das homenagens de despedida do Papa Francisco. “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu, em publicação nas redes sociais.
Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Roussef, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares que compõem a comitiva presidencial brasileira.
A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma, para participar do funeral do papa Francisco, marcado para este sábado (26).
Aos 88 anos de idade, o argentino Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, morreu de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Ele apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Com Agência Brasil | Foto: Reuters e PR Brasil

Assista ao vivo, as últimas despedidas e o sepultamento do Papa Francisco