Tutores de Golden Retrievers protestam no Aeroporto de Brasília, após morte de ‘Joca’ em voo

#Brasil | Tutores de cães da raça Golden Retriever se reuniram neste domingo (28/04), no Aeroporto de Brasília, para protestar em defesa da regulamentação do transporte aéreo de pets de grande porte. A manifestação foi motivada pela morte de Joca, um Golden de quatro anos, durante um voo operado pela Gol, em 22 de abril.

Organizado pelo Clube Golden de Brasília, o protesto visava destacar a importância de um tratamento digno durante o transporte de animais. Fernanda Machado, representante do clube, expressou preocupação com o descaso das companhias aéreas, citando casos frequentes de negligência, como fugas e mortes durante o translado.

“Temos que mudar essa realidade. Nossos cães não são bagagem, são membros da família”, afirmou Fernanda, defendendo a regulamentação do transporte aéreo de animais.

Raniela Resende, acompanhada de seu Golden chamado Oliver, preferiu participar do protesto e ressaltou sua falta de confiança nos serviços atuais de transporte de pets oferecidos pelas companhias aéreas. Ela sugeriu que os animais de estimação fossem transportados na cabine da aeronave em espaços reservados, garantindo mais segurança e conforto.

Tutores de Golden em manifestação no Aeroporto de Brasília

Atualmente, cães de grande porte são transportados em compartimentos no porão da aeronave, enquanto apenas animais com até 10 kg podem viajar junto aos passageiros na cabine.

O protesto em Brasília se somou a manifestações semelhantes em outras partes do país, incluindo São Paulo, onde Joca foi despachado erroneamente em um voo. A morte do Golden Retriever gerou uma investigação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Polícia Civil de São Paulo.

Em resposta ao incidente, a Gol suspendeu temporariamente o transporte aéreo de animais, expressando condolências pela perda de Joca e prometendo cooperar com as investigações.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/AB