#PalmeirasdeGoiás | As coletas de lixo e de galhadas sofreram atrasos em todos os bairros da cidade, nos últimos dias. Ocorre que uma nova empresa assumiu os serviços no lugar da Urban. Desde o dia 14 de março, a responsabilidade é da Ecobrooks Soluções Sustentáveis, com sede em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul e que foi escolhida por compra direta através de dispensa de licitação, em caráter emergencial, pela Prefeitura. Nesta fase de transição, as coletas deixaram de ser realizadas, voltando a ser feitas no meio desta semana, após a contratação de novos funcionários.
Nesta sexta-feira (18/08) moradores reclamaram sobre o acúmulo de lixo. “Aqui no Orlando Peró, a última coleta foi segunda-feira da semana passada. Essa semana não recolheu”, disse uma mulher que não quis se identificar. “No Setor Goianinha também não pegaram”, disse outro morador.
No Setor Bariloche, o morador reclama também que há um latão de lixo colocado em sua porta, onde os vizinhos estão colocando resíduos no local e quando está cheio, colocam no chão. “Aqui nesta rua além de não catar o lixo, tem um latão que coloca em frente a minha casa e todos os vizinhos colocam o lixo, até no chão, na porta da minha casa. Inaceitável isso”, comentou.
Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura na sexta-feira (17/03) o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cláudio Roberto, pediu paciência a população. “Viemos pedir a todos os moradores para ter um pouquinho de paciência. A gente sabe o transtorno que é ficar um dia sem fazer a limpeza de nossa cidade. Aconteceu de ficar um dia e meio. Hoje já normalizou, se Deus quiser até sexta, sábado, se precisar a gente vai rodar no domingo para levar esse conforto que a população merece”.
O novo contrato divulgado pela Prefeitura é emergencial para 180 dias (seis meses), sendo assinado no dia 10 de março, no valor mensal de R$ 516.900,00 e total de R$ 3.101.400,00. O início do contrato tem data de 14 de março de 2023, para serviços prestados de segunda à sábado.