ATUALIZAÇÃO 16h55:
#Internacional | O terremoto desta segunda-feira (6/2) na Turquia e Síria (noite de domingo,5, no Brasil), matou mais de 3,7 mil pessoas e deixou milhares de feridos. Os números continuam sendo atualizados pelas autoridades locais e mostram o tamanho desta tragédia. O tremor atingiu magnitude de 7,8. Mais de 12 mil pessoas ficaram feridas nos dois países.
O epicentro do tremor foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahrananmaras, na Turquia, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos EUA e da Alemanha. O terremoto foi sentido em outros países como Iraque e Líbano.
O primeiro terremoto foi registrado às 04h17, no horário local. Em seguida, imagens já foram publicadas nas redes sociais, mostrando os efeitos da tragédia, como o desabamento de construções.
O Brasil ofereceu ajuda à Turquia e a Síria, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores, além de ter divulgado uma nota na qual manifesta solidariedade e condolências aos povos dos dois países.
O Itamaraty disse que está acompanhando ‘com grande preocupação’ as informações sobre os estragos causados pelo terremoto. “O governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto”, diz a nota.
Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se solidarizou com as vítimas. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, disse Lula por meio de redes sociais.
Fontes: Folha Press e Agência Brasil | Foto: Reuters