#Universidade | Estudantes interessados em estudar em instituições públicas de ensino superior têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (21/01) para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, e as matrículas começarão no dia 27 de janeiro. Todos os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, podem participar da seleção, desde que não tenham zerado a redação e não foram treineiros.
A seleção é feita automaticamente com base nas notas do Enem, e os candidatos concorrem às vagas oferecidas em universidades e institutos federais de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Para realizar o procedimento:
- Acesse a página do Sisu e clique em “Fazer Inscrição”.
- Entre com sua conta gov.br ou faça o cadastro.
- Confirme os dados e preencha o formulário socioeconômico para classificação em políticas afirmativas.
- Escolha até duas opções de curso e confirme.
Após concluir, o estudante será direcionado à tela “Minha inscrição”, onde terá acesso às informações sobre suas escolhas e classificação parcial.
Dados Importantes
- Inscrição no Sisu : Até 21 de janeiro, às 23h59.
- Resultado da chamada regular : 26 de janeiro.
- Matrícula dos selecionados : De 27 a 31 de janeiro.
- Lista de espera: Manifestação de interesse de 26 a 31 de janeiro.
Oferta de vagas
Nesta edição, estão disponíveis 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior distribuídas por todo o país. Os Estados com maior número de vagas oferecidas são:
- Minas Gerais : 34.049 vagas.
- Rio de Janeiro : 28.424 vagas.
- Bahia : 22.889 vagas.
- Paraíba : 21.268 vagas.
Mais de 68 mil vagas são direcionadas ao público-alvo do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que faz parte da iniciativa Mais Professores para o Brasil. Este programa incentiva estudantes a ingressarem em cursos de licenciatura para atender à demanda por professores no país.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Rafa Neddermeyer/AB