Por Marcos Paulo Bonifácio Marinho
Todos sabemos que a sociedade está cada vez mais violenta, seja ela exposta ou não pela mídia, onde milhares de pessoas são vítimas de algum tipo de violência em suas diversas formas.
Mas parece que neste tempo que vivemos, os dias estão cada vez mais violentos, e isso é mostrado pelos últimos acontecimentos em nossa cidade em especial. Foram assassinatos, tentativas de homicídio, abusos, maus tratos, espacamentos, ameaças a instituições. De janeiro deste ano até os dias atuais, acontecimentos assim vividos é uma tragédia em nossa sociedade, mostrando sua vulnerabilidade e o quanto as pessoas estão distantes de Deus.
Nossas forças de segurança fazem um grande trabalho em prevenção e combate à violência, mas as leis ainda são frouxas aos criminosos, deixando as vítimas e sociedade ainda mais a mercê dos que praticam o mal.
Quem é o responsável pela violência gerada? Governo? Estado social e intelectual das pessoas? Estes todos tem sim contribuição, mas o grande responsável é cada indivíduo que está inserido na sociedade, onde muitos estão distantes das práticas religiosas as quais professam. Também falta uma cultura educacional no que tange o saber no distinguir do bem e o mal no caminhar da vida.
Todos nós temos que nos comprometer em fazer uma sociedade melhor e mais segura, obedecendo as leis e autoridades, praticando o ensino religioso recebido, tendo empatia com o próximo e também tendo a coragem de denunciar qualquer caso de violência que passe a frente dos nossos olhos.
Palmeiras de Goiás necessita de um despertar de toda população quanto ao amor ao próximo e principalmente a Deus, e também de um despertar das autoridades quanto ao funcionamento de casas de shows, bares, distribuidoras de bebidas e suas licenças de funcionamento e horários, e claro, preservar nossas crianças e adolescentes de ambientes impróprios para elas.
As famílias de nossa cidade também necessitam muito, assumirem de fato suas responsabilidades, principalmente a criação de filhos e os ensinos a eles transmitidos, e ao ambiente os quais estão vivendo.
Que tenhamos dias de paz! Eu e você somos os responsáveis por isso, pratiquemos e defendemos a verdade sempre.
Marcos Paulo Bonifácio Marinho, é empresário, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades e Teólogo