#Brasil | Fortes temporais atingiram o Estado de São Paulo na sexta-feira (11/10), causando a interrupção do fornecimento de energia para mais de 1,6 milhão de pessoas em diversas cidades. As tempestades, acompanhadas de vendavais, já resultaram em pelo menos sete mortes. Diante da gravidade da situação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para monitorar o processo de restabelecimento de energia elétrica no Estado.
Em comunicado, o Ministério de Minas e Energia (MME) criticou a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na fiscalização da distribuidora de energia Enel, responsável pela concessão em São Paulo. O ministro Silveira afirmou que a agência tem falhado em exigir agilidade e eficiência da Enel na resolução dos problemas que, segundo ele, têm ocorrido repetidamente na região.
“A agência claramente se mostra falha na fiscalização da distribuidora de energia, uma vez que o histórico de problemas da Enel ocorre reiteradamente em São Paulo e também em outras áreas de concessão da empresa”, destacou o ministério em nota.
O MME informou que não há qualquer indicativo de renovação da concessão da Enel em São Paulo e criticou a Aneel por não ter avançado no processo que pode resultar na perda da concessão da empresa. A sala de situação montada pelo governo federal acompanhará em tempo real os esforços para a normalização do serviço e cobrará explicações e ações da Enel.
A Aneel, por sua vez, afirmou que está acompanhando presencialmente os desdobramentos da situação e exigiu que a Enel justifique as falhas no serviço. A agência também solicitou uma proposta de adequação imediata da distribuidora para garantir o restabelecimento da energia às áreas afetadas.
“A diretoria da Aneel solicitou que a área de fiscalização intime imediatamente a empresa para apresentar justificativas e proposta de adequação imediata do serviço diante das ocorrências registradas ontem e hoje”, comunicou a agência.
A Enel informou que já restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 500 mil clientes e está mobilizando 500 geradores para atender as áreas mais críticas. Além disso, a companhia está utilizando dois helicópteros para inspecionar os danos à rede elétrica e repará-los o mais rápido possível. Cerca de 1.600 técnicos estão em campo, e o número deve subir para 2.500 ao longo do dia, segundo a empresa.
Ainda assim, a distribuidora enfrenta grandes desafios, com muitas regiões ainda sem energia e as equipes concentrando esforços para restabelecer o serviço nos locais mais afetados.
Além das mortes, os temporais provocaram quedas de árvores, alagamentos e danos à infraestrutura, aumentando a urgência na resposta das autoridades e das concessionárias de energia. O restabelecimento completo do serviço é uma prioridade para o governo, e o monitoramento continuará até que a normalidade seja reestabelecida em todo o estado.
Com as condições climáticas ainda incertas, as equipes de socorro e os técnicos de energia seguem trabalhando em regime de emergência para minimizar os impactos e evitar novas tragédias.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/AB