#Brasil | O site do Banco Central do Brasil (BCB) está fora do ar. A instabilidade começou após a grande quantidade de acessos de pessoas, consultando saldo devido por bancos. A abertura da consulta ocorreu na segunda-feira (24). Segundo o Banco Central “O Sistema Valores a Receber (SVR) teve demanda acima do esperado e estamos ajustando a capacidade de atendimento”.
O SVR é um novo sistema que permite que pessoas e empresas consultem se têm valores a receber de instituições financeiras onde já foram clientes.
Caso tenha valores a receber, o cliente poderá receber o dinheiro de duas formas:
Via PIX na conta indicada no sistema do Registrado para bancos e instituições financeiras que aderiram a um termo específico junto ao BC ou por meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária, nos demais caos.
O Banco Central informou que nesta primeira fase do serviço são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Os valores são referentes a contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, além de recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
O Banco Central estima que ao todo os clientes tenham a receber cerca de R$ 8 bilhões. Ao longo de 2022, o Banco Central vai disponibilizar o restante.
Fonte: G1