#PalmeirasdeGoiás | Duas importantes campanhas realizadas em outubro e novembro deste ano, pelo Sicoob Palmeiras, mostraram que a instituição também se preocupa com a saúde física dos colaboradores e cooperados. As ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul, foram destaque no Portal STG News, que publicou longa entrevista com o presidente da cooperativa de crédito, José Renner. Com a atenção voltada para a saúde dos colaboradores e cooperados, o Sicoob Palmeiras mostra que sua preocupação vai além da saúde financeira.
No Outubro Rosa, o Sicoob Palmeiras promoveu o Chá das Rosas, reunindo diversas mulheres cooperadas e colaboradoras, além de integrantes da sociedade, para uma tarde de palestra educativa com a psicanalista Pollyana Luiza, entre outras profissionais. O foco foi lembrar que é preciso olhar para este tema tão importante e se conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
Já no Novembro Azul, o Sicoob Palmeiras chamou os homens para a responsabilidade de se prevenirem contra o câncer de próstata, sem preconceito. O médico Dr. Osvaldo Cassiano de Faria, fez palestra sobre o assunto, no evento “Papo de Homem”. Cooperados acima de 40 anos, puderem realizar exames gratuitamente.
O Sicoob Palmeiras também realiza outras ações voltadas para a comunidade local, como exemplo o projeto de educação financeira no Cepi Barão do Rio Branco e financia projeto piloto de reflorestamento de nascentes, em Palmeiras de Goiás.
CONFIRA A ENTREVISTA DO PRESIDENTE JOSÉ RENNER AO STG NEWS:
STG News – O Sicoob Palmeiras lançou uma campanha especial do Novembro Azul este ano para seus cooperados. Qual foi o objetivo da cooperativa ao promover essa iniciativa?
José Renner – As ações foram realizadas durante todo o mês de novembro, com intuito de esclarecer os associados sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e, ao mesmo tempo, convidar aqueles acima de 40 anos para realizar o exame de PSA gratuitamente, já que esse exame é o primeiro passo para qualquer tipo de diagnóstico para a saúde da próstata do homem. Com esse trabalho de esclarecimento e acesso aos exames, queremos fazer com que o associado se sinta envolvido com a cooperativa. O objetivo é mostrar que não só nos preocupamos com a saúde financeira dos cooperados, mas também com a saúde física e a prevenção de doenças que impactam muito nossa sociedade atualmente.
STG News – Qual foi o alcance dessas ações?
José Renner – A campanha foi pensada para alcançar todos os cooperados do sexo masculino, de todas as idades, do quadro social da cooperativa, na sede, em Palmeiras, e nos pontos de atendimento em Cezarina, Nazário e Palminópolis, além das mulheres que também devem receber essas orientações. Divulgamos, durante todo o mês de novembro, informações sobre prevenção à doença e, no último dia 1º de dezembro, realizamos uma palestra, no auditório da nossa sede. O ‘Papo de Homem’ foi um momento importante de conversa e troca de informações, apresentado pelo nosso cooperado, conselheiro e médico Osvaldo Cassiano de Faria.
STG News – Como a promoção de campanhas como essa, que têm foco na saúde das pessoas, pode contribuir com o crescimento de uma cooperativa de crédito?
José Renner – Uma cooperativa é composta por pessoas e dirigida por pessoas eleitas para conduzir esse quadro social. O foco de uma campanha como essa vai além do financeiro, fazendo com que o associado se sinta acolhido e valorizado. O objetivo de uma cooperativa é que o seu quadro social passe cada vez mais a ter uma valorização e uma distinção em relação à sociedade em geral.
STG News – O Sicoob Palmeiras desenvolve outras ações socioambientais? Há um balanço nessa área de atuação?
José Renner – O Sicoob Palmeiras tem um projeto de educação financeira em uma escola estadual de tempo integral de Palmeiras de Goiás, oferecendo um suporte complementar ao Estado nesse caso. Também financiamos um projeto de reflorestamento de nascentes em nossa cidade, com apoio no suporte técnico e busca de parceria com outras entidades, para que a gente possa, num futuro breve, também remunerar o proprietário dessas áreas que estão sendo preservadas. Contribuindo com o meio ambiente, nossa intenção é levar uma renda para esse produtor, valorizando sua ação. Também desenvolvemos ações para nossos cooperados nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que fazem parte do nosso planejamento estratégico. Com auxílio da nossa central, vamos apresentar, no final de 2022, todas as ações socioambientais desenvolvidas pelo Sicoob e as previstas para os anos seguintes dentro do planejamento estratégico que foi aprovado pelo Conselho de Administração.
STG News – Como foi o desempenho do Sicoob Palmeiras nos últimos anos com a crise econômica provocada principalmente pela pandemia? A cooperativa precisou se adequar de alguma maneira para passar pela crise?
José Renner – A cooperativa não sofreu um impacto direto negativo durante a pandemia. O que houve foi uma melhoria nos processos e uma evolução do espaço físico na nossa sede e nos pontos de atendimento, onde buscamos dar mais conforto e acessibilidade aos associados e colaboradores, respeitando os protocolos de saúde. Após essa fase, registramos crescimento significativo em relação ao nosso capital social, ao nosso patrimônio líquido e às nossas operações de crédito que, ano a ano, crescem e são refletidas nas nossas sobras.
STG News – Qual o maior desafio enfrentado por uma cooperativa de crédito nesse atual momento econômico do País?
José Renner – O Conselho de Administração vislumbra para esse momento do País o desafio de manter a estabilidade econômica que reflete diretamente cada um de nós. Que a gente consiga praticar uma operação de crédito viável para a produção e que seja compatível com a realidade econômica. Então, é fundamental buscar a estabilidade econômica e sair da instabilidade que vivemos no momento. O segundo grande desafio é sobre a competição que existe hoje dentro do sistema cooperativo de crédito, em que as cooperativas disputam com outras cooperativas o mesmo espaço. O foco do sistema das cooperativas de crédito, tanto Sicoob quanto o Sicredi, deve ser a busca de um crescimento harmônico, em que sejam respeitadas as cooperativas, independentemente do seu porte e do seu capital, isso porque elas exercem uma função social. Há espaço para todas, comunidades e recursos suficientes, sem que haja a necessidade de uma cooperativa estar concorrendo com as outras.
STG News – Com a proximidade do final deste ano, qual é a expectativa de crescimento ou expansão do Sicoob Palmeiras para 2023?
José Renner – Em relação aos nossos planos para 2023, muitos estão contemplados dentro do Planejamento Estratégico, em que as metas de crescimento mínimo já estão pautadas e foram aprovadas pelo Conselho de Administração. O nosso projeto é focado no crescimento da qualidade do quadro social e, não, na quantidade – e, principalmente, no crescimento do capital do associado. Nossa cooperativa tem hoje um plano de previdência que considero ser o nosso capital. O cooperado, dependendo de condições estabelecidas no Estatuto, como possuir acima de dez anos de associação e mais de R$ 25 mil de renda, pode resgatar 1% do valor do seu capital, ao mês, até o limite mínimo de R$ 1 mil, garantindo uma renda extra. É um plano de previdência sem taxa de carregamento e que permite ao associado participar dos resultados, compatíveis com a renda da sua atividade, e ainda receber o retorno por meio das sobras. Esse é um grande aspecto que o cooperativismo de crédito possui: fazer com que o associado participe dos resultados, garantir sua atividade por meio de recursos financeiros compatíveis com a renda e ainda permitir retorno, com as sobras.
STG News – Qual conquista do Sicoob Palmeiras poderia ser destacada em sua trajetória nos últimos anos?
José Renner – O Sicoob Palmeiras tem demonstrado que é possível praticar o cooperativismo de crédito de forma equilibrada, responsável e crescente. Ao longo dos últimos 30 anos conseguimos nos consolidar no mercado financeiro em nossa região, competindo com as demais instituições financeiras, como o Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco e Santander. O que demonstra que o associado, ao participar da vida da cooperativa, operando seus recursos financeiros e captando na cooperativa, gera resultado para a comunidade, para ele e para o crescimento de todos de forma sustentável. Esse é realmente é nosso grande desafio: manter esse ritmo de crescimento, preservando o quadro social e cada vez mais fazendo com que as pessoas envolvidas sejam valorizadas, valorizando ao mesmo tempo a sua cooperativa.