#Brasil | O Rio de Janeiro se prepara para receber mais um show internacional. Agora será a vez da cantora americana Lady Gaga, se apresentar para os brasileiros, neste sábado (03/05), na Praia de Copacabana. Para garantir a segurança do público estimado em 1,6 milhão de pessoas, o governo do Estado organizou uma operação de segurança com mais de 5,3 mil agentes das forças estaduais, além de reforço em delegacias e monitoramento por reconhecimento facial.
Segundo o governador Cláudio Castro, o Estado vem consolidando um histórico positivo na realização de grandes eventos com segurança. “Estamos construindo um ótimo histórico, entregando bons resultados relacionados à segurança em grandes eventos, ao fortalecimento da cultura, do entretenimento e do setor turístico. Isso é possível graças à integração das nossas secretarias e ao uso de tecnologias”, afirmou.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo e contará com 3,3 mil agentes, 70 viaturas e 78 torres de observação ao longo da orla. Haverá ainda equipes especializadas em patrulhamento de multidão para coibir roubos e furtos.
No comando das ações estratégicas estará o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, posicionado na Praça do Lido. O local contará com dois drones e 12 câmeras de reconhecimento facial adicionais, instaladas na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Um cinturão de segurança será montado do Leme até o Posto 6, com 18 pontos de bloqueio e revista, inclusive com pórticos com reconhecimento facial.
Estações de metrô como Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo contarão com detectores de metal e revista de passageiros.
Polícia Civil, bombeiros e sistema penitenciário em ação
Mais de 1,5 mil policiais civis estarão empenhados no esquema, com reforço nas delegacias da Zona Sul e Centro, além do apoio de delegacias especializadas. O esquema entra em vigor a partir do feriado de 1º de maio e segue até as 5h da madrugada de domingo (04/05).
A Secretaria de Administração Penitenciária reforçará os plantões em presídios e fará o monitoramento, em tempo real, de pessoas com tornozeleira eletrônica em Copacabana e arredores.
Já o Corpo de Bombeiros terá 400 militares atuando por terra, mar e ar, com 12 postos de guarda-vidas ativos para garantir a segurança de banhistas e do público geral.
Turismo em alta e impacto na economia local
O setor de turismo já sente o impacto positivo do evento: houve aumento de 26% no número de passageiros e 19% no volume de voos em comparação com o mesmo período do ano passado. O Aeroporto do Galeão espera mais de 360 mil passageiros, entre voos domésticos e internacionais.
Além disso, 50 embarcações já confirmaram presença para assistir ao show diretamente do mar, demonstrando o impacto internacional da apresentação da artista.
O show de Lady Gaga deve ter um impacto econômico maior do que o ocorrido com Madonna, no ano passado. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a apresentação de Madonna movimentou R$ 469,4 milhões para a cidade e a previsão é que Lady Gaga chegue a R$ 600 milhões.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Internet