#Saúde | Começa nesta terça-feira (1º/08) a edição 2023 da Semana Mundial da Amamentação, uma iniciativa promovida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno. O objetivo desta edição é chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas por pais e mães que precisam conciliar o trabalho com a fase de amamentação de seus bebês. Com o slogan “Possibilitando a Amamentação: Fazendo a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”, a semana se estende até o dia 7 de agosto.
Uma das principais pautas defendidas pela organização é a ampliação da licença maternidade remunerada, visando dar mais tempo para que mães possam cuidar de seus bebês recém-nascidos sem abrir mão de sua estabilidade financeira. Além disso, é ressaltada a importância de adequar os ambientes de trabalho para acolher mães e bebês lactantes, garantindo um espaço seguro e confortável para a amamentação.
Com a pandemia da Covid-19, as mulheres grávidas foram especialmente prejudicadas, enfrentando maior risco de desemprego e dificuldades no acesso aos serviços de saúde durante a gestação, divulgou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em nota.
Diante desta realidade, a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Rossiclei Pinheiro, destaca que a Semana Mundial da Amamentação 2023 busca auxiliar e facilitar a implementação de ações para defender os direitos da mulher trabalhadora que amamenta.
Dentre as medidas defendidas pela SBP estão a extensão da licença-maternidade para 180 dias, a criação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho, a disponibilização de creches nas empresas ou em seus arredores, e a extensão da licença-paternidade para 20 dias.
Rossiclei reforça a importância do envolvimento de governos, sistemas de saúde, empresas e comunidades para promover a autonomia das famílias e criar ambientes favoráveis ao aleitamento materno em diversos locais de trabalho. A perspectiva e as necessidades dos pais serão ouvidas e consideradas para entender melhor como as políticas de apoio ao aleitamento materno e a legislação podem ser aprimoradas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria também coordena o Agosto Dourado, um mês inteiro dedicado a ações que incentivam o aleitamento materno. Neste período, a entidade e suas afiliadas promovem atividades presenciais e virtuais para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde e o bem-estar das crianças.
Neste cenário desafiador, a Semana Mundial da Amamentação 2023 busca criar bases sólidas para garantir um ambiente mais favorável à amamentação para pais e mães trabalhadores, reforçando o cuidado e a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável das crianças.
Fonte: Agência Brasil | Foto pessoal: Priscila Gomes Nóbrega