Seleção para serviço militar feminino voluntário tem início em Brasília

#Brasil | As Forças Armadas iniciaram na quarta-feira (02/04), em Brasília (DF), a fase de seleção geral das mulheres voluntárias e dos homens alistados para o serviço militar inicial. Pela primeira vez, essa etapa inclui a incorporação das mulheres como soldadas do Exército, marinheiras recrutas na Marinha e soldadas de segunda classe na Aeronáutica.

Diferente dos homens, para quem o alistamento militar é obrigatório aos 18 anos, as mulheres se inscrevem voluntariamente para prestar o serviço militar. Neste ano, a adesão feminina superou as expectativas: até agora, 27.395 mulheres se alistaram, disputando as 1.010 vagas inicialmente previstas. O Ministério da Defesa já indicou que o número de vagas para mulheres será ampliado gradualmente nos próximos anos.

Primeiras candidatas passam por testes

Em Brasília, as primeiras 35 mulheres convocadas foram submetidas a exames clínicos e laboratoriais, entrevista e preenchimento de informações sobre idade, peso e altura. O teste de aptidão física será aplicado apenas em etapas futuras.

As candidatas também foram consultadas sobre a preferência por servir na Marinha, Exército ou Aeronáutica, considerando a disponibilidade de vagas no município de residência.

As seleções continuarão até setembro no Distrito Federal, enquanto em outras cidades, as datas serão definidas conforme o planejamento militar local.

Mulheres na rotina militar

A capitão do Exército Etiene Busnello, que ingressou no serviço militar como médica voluntária em 2012 e se tornou militar de carreira um ano depois, destacou a importância dessa inclusão. “Nós já tínhamos oficiais, sargentos e carreiras temporárias. Agora, teremos as soldadas do segmento feminino, exercendo todas as funções no Exército”, afirmou Busnello.

O coronel Rafael Alves, chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar, também ressaltou o marco histórico da incorporação das mulheres nas tropas. “Essa medida reflete a sociedade que o Exército Brasileiro defende”, declarou o oficial.

Como funciona o serviço militar para mulheres

📅 Alistamento: De 1º de janeiro a 30 de junho (presencialmente ou pelo site do Governo Federal)
📍 Locais de atuação: 28 municípios de 13 estados e do Distrito Federal
👩‍✈️ Vagas totais para 2025:

  • Exército: 1.010 vagas
  • Marinha: 155 vagas
  • Aeronáutica: 300 vagas
    💰 Duração do serviço militar: 12 meses, podendo ser prorrogado por até 8 anos

Após a incorporação, as mulheres terão os mesmos direitos, deveres e salários que os homens, mas o serviço é temporário e sem estabilidade. Para seguir carreira, será necessário prestar concurso público para ingresso em escolas de formação militar.

Atualmente, cerca de 37 mil mulheres fazem parte das Forças Armadas Brasileiras, o que representa 10% do efetivo total. Com o novo processo de alistamento voluntário, esse número deve crescer nos próximos anos.

Para mais informações sobre o alistamento feminino, acesse o site oficial do serviço militar ou clique aqui

Fonte: Agência Brasil com TV Brasil | Foto: Reprodução TV Brasil