#Saúde | A partir desta segunda-feira (20/03), todas as pessoas que estão incluídas nos grupos prioritários do Ministério da Saúde (veja abaixo), poderão ser vacinadas com o imunizante bivalente contra a Covid-19. A baixa procura pela vacina, fez com que as autoridades antecipassem o calendário para os grupos que se vacinariam a partir de 20 de março e 17 de abril.
Agora também já podem se vacinar, todos os profissionais de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, presos e trabalhadores do sistema prisional e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos.
“Com o objetivo de alcançarmos o maior número de pessoas possível, independentemente da data do cronograma do Ministério da Saúde, a partir da próxima segunda-feira a vacina bivalente já estará disponível para todas as pessoas que integram os grupos prioritários”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, que divulgou um vídeo oficial neste fim de semana.
Na hora de se vacinar é preciso apresentar documento como Carteira de Identidade ou CNH e o Cartão de Vacina Covid-19. A vacina Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose.
Essa vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e protege contra o coronavírus comum e a variante Ômicron e suas sub variantes.
Quem pode se vacinar em Goiás?
Fase 1 – Pessoas acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Fase 2 – Pessoas com idade entre 60 anos e 69 anos de idade
Fase 3 – Gestantes e puérperas
Fase 4 – Profissionais de saúde.
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; população privada da liberdade a partir de 18 anos de idade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade; funcionários do sistema de privação de liberdade.