Santa Catarina sofre com prejuízos de ciclone e Rio Grande do Sul está em alerta

#Tempo | É crítica a situação vivida por moradores na região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, ao menos cinco cidades decretaram situação de emergência até (14/07) devido aos estragos deixados pela passagem do segundo ciclone extratropical em 30 dias. No Rio Grande do Sul, autoridades estão em alerta já que são esperadas enchentes na região.  

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que mais de 80 cidades relataram estragos e prejuízos nos últimos dias. Uma morte foi registrada em Brusque, no Vale do Itajaí. A vítima fazia a manutenção da rede telefônica quando foi atingida por uma árvore. Duas mulheres foram pisoteadas quando uma parede de PCV desabou em uma empresa e os funcionários saíram correndo. O caso aconteceu em Navegantes.

Estragos foram registrados em diversos locais como no Aeroporto de Navagantes, que teve uma escada de embarque e desembarque derrubada pelo forte vento. Caminhões também foram tombados na BR-101, entre outras ocorrências deste tipo, como grande número de árvores arrancadas. Mais de 300 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.

No Rio Grande do Sul, o governador em exercício, Gabriel Souza disse ontem (13/07) que o Estado continua em alerta por causa das chuvas e ventos fortes e queda de granizo, causados pela passagem do ciclone extratropical na região. Enchentes também são esperadas, disse.

Ao todo, 49 municípios foram atingidos e 23 pessoas ficaram feridas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a falta de luz e os alagamentos de ruas e avenidas também provocaram transtornos no trânsito. Aulas na rede pública em todo o Estado, estão suspensas.

O governo estadual enviou kits de higiene e cestas de alimentos para auxiliar nas ações de ajuda humanitária para Sede Nova, o município mais atingido pelos efeitos do ciclone.

Fontes: G1 e Agência Brasil | Fotos: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secom RS

Coletiva de imprensa com governador em exercício, Gabriel Souza, sobre a passagem do ciclone extratropical no estado. Fotos: Gustavo Mansur/ Secom RS