#MeioAmbiente | As altas temperaturas e os níveis de umidade extremamente baixos registrados em Goiás nas últimas semanas contribuíram para aumentar o consumo de água. Em contrapartida, os mananciais não conseguiram se recuperar, agravando o quadro de crise hídrica. Um exemplo é o Rio Meia Ponte, que atingiu o nível crítico 3 no dia 7 de setembro, com uma vazão inferior a três mil litros por segundo. Diante deste cenário crítico, a Saneago alerta os moradores para a importância do uso racional da água.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma possível melhora com a chegada das chuvas entre 16 e 26 de setembro, especialmente em cidades como Chapadão do Céu e São Simão, localizadas na Região Sudoeste de Goiás. Em Goiânia, no entanto, não há previsão de chuva no curto prazo, apenas uma leve melhoria nos níveis de umidade do ar.
Dicas para economizar água
A Saneago reforçou a importância da economia de água e divulgou uma lista de recomendações práticas para ajudar a população a reduzir o consumo:
- Banhos mais curtos;
- Regar jardins apenas no início da manhã ou no final da tarde, evitando o desperdício durante o período mais quente do dia;
- Utilizar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima para evitar múltiplas lavagens;
- Reaproveitar a água da máquina de lavar para a limpeza de pisos ou calçadas;
- Lavar veículos apenas quando necessário;
- Verificar possíveis vazamentos nas instalações internas da residência para evitar desperdícios.
Essas medidas, somadas ao retorno das chuvas, são essenciais para garantir que o abastecimento de água não seja comprometido. Caso haja necessidade de mais informações, a Saneago disponibilizou canais de atendimento como o WhatsApp (62) 3269-9115 e o telefone 0800 645 0115.
Fonte: O Popular