#Agro | O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou da abertura da 20ª edição da Tecnoshow Comigo nesta segunda-feira (27/03), em Rio Verde. Durante o evento, que segue até a sexta-feira (31/03), o governador reforçou a parceria do estado com o setor agropecuário, destacando ações para garantir produtividade ao setor. Em seu discurso, Caiado anunciou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai autorizar empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural. Além disso, ele enfatizou o trabalho do governo para dar estrutura aos produtores rurais “da porteira para fora”, a fim de garantir que o agro goiano se mantenha competitivo no cenário nacional.
“Há 20 anos, Goiás produzia 11 milhões de toneladas de grãos. Hoje tem previsão de mais de 30 milhões de toneladas. Isso mostra nossa capacidade de expandir fronteiras”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado. Ao mencionar as dificuldades com distribuição de energia, o maior gargalo vivido hoje pelos produtores rurais goianos, Caiado mostrou que tem trabalhado para defender o setor em diversas frentes, como na luta para que a empresa cumprisse o contrato ou deixasse o estado, e ainda na segurança pública, combatendo a criminalidade que em governos anteriores assombrava a zona rural.
“Estamos dando condição para que o Estado avance, e a agricultura tem uma característica ímpar: deixa renda em cada município onde tem um produtor, melhora a atividade econômica e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela em discurso destacou que “o governador Ronaldo Caiado enfrentou dificuldades, mas estabeleceu uma condição fiscal mais adequada no estado e vive, desde o ano passado, um momento de investimento. Fará com que Goiás, muito em breve, recupere esse tempo perdido e esteja à altura de competir na infraestrutura com outros estados”.
Nesta tarde, no estande do Governo de Goiás, será realizada a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), colegiado que será responsável pela definição e monitoramento das obras que serão executadas com os recursos do fundo.
O evento também conta com promoção de palestras, atendimento direto ao produtor e oferta de serviços em linhas de crédito, assistência técnica, entre outros serviços oferecidos pelo Estado, além daqueles ofertados pela organiação da feira, que é a maior do Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil. A expectativa é receber mais de 130 mil visitantes, com a geração de mais de R$ 10,6 bilhões em negócios, superando a edição de 2022.
O estande do Governo de Goiás leva diversos serviços para o evento, e nesta tarde será realizada a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), responsável pela definição e monitoramento das obras a serem executadas com os recursos do fundo.
Nete período da Tecnoshow Comigo, Rio Verde se transformará em capital simbólica de Goiás. o decreto foi assinado pelo governador na abertura do evento. O autor da lei foi o então deputado estadual, represntante da cidade na Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes de todos os órgãos e unidades do estado ligados ao agro, além do vice-governador Daniel Vilela e sua esposa Iara, parlamentares estaduais e federais e da primeira-dama Gracinha Caiado.
Foto: Júnior Guimarães e Cristiano Borges e Alego