Retirada de medicamentos de alto custo nas policlínicas de Goiás facilita vida de pacientes

#Estado | O governo estadual descentralizou os serviços da Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) e vem dando mais comodidade aos pacientes que precisam destes remédios. Os medicamentos de alto custo deixaram de ser feitos somente na central, em Goiânia e estão disponíveis nas policlínicas de Posse, Goianésia, Quirinópolis e Formosa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que administra a central Juarez Barbosa. A medida diminuiu o tempo de espera pelos medicamentos, por parte dos pacientes cadastrados.

De janeiro a 14 de dezembro de 2022, houve a abertura de 3.678 novos processos para retirada de medicamentos nas policlínicas, com o total de 16.628 pacientes beneficiados com o serviço especial. Somente em Quirinópolis são 7.721 usuários da região, cadastrados.

O diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, afirma que a distribuição regionalizada também diminuiu o tempo de espera pelos medicamentos. “Antes, os pacientes residentes em municípios do interior demoravam até 30 dias para receber os medicamentos”.  

Uma das beneficiadas é a aposentada Maria Marlei de Araújo, paciente que há 15 anos utiliza remédios de alto custo. “Eu jamais teria condições de comprar esses medicamentos. Literalmente, salvaram a minha vida”, disse.

A Central Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, incluindo síndromes graves e problemas de saúde crônicos. São 1,3 mil pessoas atendidas por dia, informou a SES-GO.

O processo para retirada dos medicamentos de alto custo agora pode ser feito também pelo Portal Expresso. Para efetuar o procedimento, basta acessar o Expresso no endereço www.go.gov.br e procurar pelo serviço SOLICITAR MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO – CEMAC JB. A identificação é feita por meio do login e senha utilizados na plataforma gov.br.