Receita libera hoje, restituição da malha fina de janeiro

#Brasil | Cerca de 268 mil contribuições que caíram na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram suas pendências, terão acesso à restituição nesta sexta-feira (31/01). A Receita Federal disponibilizará, a partir das 10h, uma consulta ao lote da malha fina de janeiro, que também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 268.144 contribuintes serão contemplados, somando R$ 864,83 milhões em restituições. Desse montante, R$ 402,88 milhões são destinados a contribuintes com prioridade no reembolso, conforme determinações legais.

Quem tem prioridade?

Na lista de prioridades, a maior parte dos beneficiários, 125.751 contribuintes, utilizou a chave Pix do tipo CPF na declaração ou optou pela declaração pré-preenchida, medidas que desde 2023 garantem maior rapidez no pagamento.

Em seguida, estão:

  • 52.525 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 16.003 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  • 7.321 entrevistados idosos com mais de 80 anos;
  • 4.519 contribuintes com deficiência física ou mental ou que possuam moléstia grave.

O restante, 61.995 contribuintes, inclui aqueles que não informaram a chave Pix nem se enquadraram nas categorias prioritárias.

Como consultar?

Os contribuintes podem acessar as informações por meio do portal da Receita Federal na internet. Para isso, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.

Os valores serão creditados diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF indicado na declaração. Caso o depósito não seja realizado devido a inconsistências, como conta desativada, os valores estarão disponíveis para saque no Banco do Brasil até um ano.

Os contribuintes que enfrentarem problemas no depósito podem agendar o crédito em qualquer conta de sua titularidade pelo Portal BB ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capital),
  • 0800-729-0001 (demais localidades),
  • 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Fique atento

Os contribuintes que não forem contemplados neste lote deverão verificar a situação da declaração no e-CAC. Caso identifiquem pendências, poderão ser corrigidas com uma declaração retificadora e aguardar novos lotes.

Fonte: Agência Brasil