#Brasil | A Receita Federal vai antecipar para esta quinta-feira (09/03) a liberação do programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023 (ano base 2022). Inicialmente a previsão era para o dia 15 de março, primeiro dia de entrega. Com isso, o contribuinte ganha tempo para organizar as contas com o famoso Leão, antes do início do prazo de entrega.
O prazo para entrega do Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio. Prazo bem maior do que o habitual. Desde a pandemia da Covid-19, o governo ampliou o prazo.
O programa poderá ser baixado no site da Receita Federal, no Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, liberado para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.
A Receita alerta que a declaração pré-preenchida só será liberada no dia 15 de março. Segundo o órgão, somente nesta data, o Fisco conseguirá reunir as informações das declarações de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e cruzá-las com a base de dados da Receita.
Para este ano, a Receita Federal vai dar prioridade na restituição para quem incluir o recebimento por Pix, com a chave sendo o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de quem usar o modelo pré-preenchido.
Uma segunda novidade é para quem tem investimentos na bolsa de valores. Agora só será obrigatório para o investidor que tenha vendido ações cuja soma superou, no total R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Antes, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior tinha que declarar independentemente do valor.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr.