#Brasil | A Receita Federal destruiu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, 97 mil aparelhos de TV piradas. Os equipamentos foram avaliados em R$ 13,6 milhões e seriam utilizados na reprodução ilegal de imagens. A operação teve apoio da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Parte dos aparelhos foram apreendidos entre 2019 e 2020, durante ação no porto do Rio de Janeiro e no poro de Itaguaí. Segundo a Receita Federal, parte dos equipamentos foi abandonada pelos próprios importadores.
Além dos aparelhos destruídos, há mais de 1 milhão de equipamentos piratas apreendidos, no Rio de Janeiro, por não terem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e por terem aplicativos que fazem reprodução ilegal de sinais de TV por assinatura.
A Receita Federal informou à reportagem da Agência Brasil que estes aparelhos serão transformados em equipamentos para videoaula e posteriormente doados para instituições de ensino público.
No Brasil há cerca de 4,5 milhões de lares que utilizam aparelhos ilegais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Anatel.
Fonte: Agência Brasil | Crédito: Arquivo Agência Brasil