PT oficializa Lula como candidato a presidente da República

#Eleições2022 | O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o primeiro a oficializar candidato para as eleições deste ano e definiu a chapa Lula/Alckmin. A novidade foi a ausência dos candidatos que cumpriam compromissos fora. A convenção foi realizada em um hotel de São Paulo. Esta será a sexta vez que Lula disputará eleição presidencial, tendo vencido em duas (2002 e 2006). O PT forma federação com o PV e PCdoB e coligação com PSB e Solidariedade e com a federação PSOL-Rede.

Lula só conseguiu ser candidato após anulação de suas condenações na Lava Jato, voltando a ser elegível.

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Garanhuns (PE). Foi ambulante, engraxate, ajudante de tinturaria e torneiro mecânico. Sua trajetória política começou no meio sindical, em 1966. Em 1975, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em 1975. Também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Fato curioso é que em 2006, Lula venceu as eleições contra Geraldo Alckmin, na época no PSDB, que hoje será seu candidato a vice-presidente.

Os partidos podem realizar suas convenções até 5 de agosto e até 15 de agosto para registrar as candidaturas homologadas. A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto.

Fotos: Rovena Rosa/AB e reprodução

Chapa Lula/Alckmin oficializada em convenção