#Política | O prazo para a realização das convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 teve início no dia 20 de julho e vai até 5 de agosto. Durante esse período, partidos e federações poderão deliberar sobre coligações e escolher candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Palmeiras de Goiás, a pré-candidata a prefeita Taís Lopes (PSDB) abre as convenções, nesta terça-feira (23/07), às 17h00. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Taís Lopes (PSDB), realizará uma convenção conjunta com uma federação e nove partidos avulsos: PSDB/Cidadania, Podemos, Agir, PMB, Democracia Cristã (DC), Solidariedade, PDT, PSB, MDB e PSD. O evento será realizado no Espaço Terraço Eventos, no Jardim Amazonas, a partir das 17h00. De acordo com informações apuradas pelo GO In Foco, a convenção será simples, pois uma grande festa de lançamento da campanha está planejada para o dia 16 de agosto, início da campanha eleitoral. A chapa contará ainda com o pastor Eurípedes Marciano (Podemos) como pré-candidato a vice-prefeito. Ao todo, serão 60 candidatos disputando vagas na Câmara Municipal.
O Partido dos Trabalhadores (PT) agendou sua convenção para o dia 5 de agosto, às 19 horas, na Chácara Nossa Senhora Aparecida. A chapa do PT terá Jairo Pereira como candidato a prefeito e José Rodrigues de Morais como candidato a vice-prefeito. O partido pretende lançar 12 candidatos a vereador, sendo que 11 nomes já estão confirmados.
Já o Partido Liberal (PL) ainda não divulgou a data de sua convenção municipal. O partido tem como pré-candidato a prefeito o médico Dr. Osvaldo Cassiano de Faria e, para vice-prefeito, Constantino Jayme. O PL e o União Brasil estarão em aliança e devem lançar duas chapas de candidatos a vereador.
Essas convenções são fundamentais para definir as coligações e as candidaturas que disputarão os cargos no pleito de 2024, e o período até 5 de agosto será intenso para as negociações e confirmações das chapas eleitorais em todo o país.
Vale destacar que a campanha eleitoral, de fato, só começar no dia 16 de agosto, após os registros dos candidatos junto à Justiça Eleitoral.