Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

#Previdência | A partir desta terça-feira (1), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil, precisam fazer a prova de vida, de forma obrigatória. A exigência estava suspensa desde maio do ano passado por causa da pandemia da Covid-19 e não provocava a suspensão do benefício. Agora, os aposentados e pensionistas que não fizerem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

A prova de vida é obrigatória para as pessoas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O INSS informa que 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber. A atualização também serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

A prova de vida por de ser feita pelos aplicativos Meu Gov.br ou Meu INSS disponíveis nas lojas de aplicativos do celular como Play Store ou Apple Store. A prova é feita por biometria facial.

É preciso ficar atento com golpes, por isso, o aviso para a prova de vida será enviado somente por SMS no celular pelo número 280-41. Qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

Alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos aplicativos. Pessoalmente no banco que o benefício é pago, também é possível fazer o procedimento, mediante documento de identidade com foto.

A prova de vida será feita, de acordo com cronograma elaborado pelo INSS. A partir deste mês, precisa fazer a prova vida quem deveria ter feito em março e abril de 2020. Em julho, será vez dos beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho e assim por diante.

Qualquer dúvida pode ser tirada pela Central 135 do INSS, das 07h às 22h.

Fonte: Agência Brasil | Créditos: Marcello Casal Jr.