Foi feito na manhã desta quarta-feira (27), o primeiro encontro do projeto “Jovens Legisladores” que o objetivo de apresentar o trabalho legislativo aos estudantes de Palmeiras de Goiás. O primeiro encontro foi na Escola Evangélica Ebenezer. Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Murillo Rodrigues e os vereadores Nivaldo Barba, Macete Lemes, Zezin JJ, Luis Carlos e Leon Deniz.
O projeto “Jovens Legisladores” é de iniciativa do vereador Leon Deniz e é aberto para a participação de todos os vereadores. Inicialmente das 11 escolas de Palmeiras, sete aceitaram participar com seus alunos de 13 a 17 anos. Todas as escolas participantes receberão a visita dos vereadores para motivar os alunos e levar mais detalhes sobre o projeto.
Segundo o vereador Leon Deniz, cada escola participante tem uma Comissão que vai julgar o trabalho elaborado pelos estudantes que precisam montar um Projeto de Lei. Os dois melhores de cada escola serão considerados como “Vereadores Jovens”. Após a elaboração dos projetos, os “Vereadores Jovens” vão participar de uma sessão na Câmara Municipal, vão formar Mesa Diretora e escolher os membros das Comissões Permanentes. Tudo como se fosse real.
O autor do projeto, vereador Leon Deniz diz que essa foi uma maneira encontrada de aproximar os estudantes do Legislativo e das discussões que envolvem a sociedade. “Queremos conscientizar os alunos e motivá-los a participar dos acontecimentos da cidade, a aprenderem mais sobre cidadania e até mesmo a conhecerem os direitos e deveres do cidadão, além de incentivá-los a serem nossos representantes políticos no futuro”, disse.
O projeto será realizado até maio. A segunda fase do projeto será realizada no segundo semestre com alunos do Ensino Fundamental.
Para o presidente da Câmara Municipal, Murillo Rodrigues, o projeto é de suma importância para as futuras gerações. “Estamos aqui dividindo com estes jovens, a importância do papel do vereador e desta forma incentivá-las a demonstrar interesse pela política pública”, disse.
A diretora Elaine e o pastor Hamilton, da Igreja Cristã Evangélica também acompanharam o encontro que contou com a participação de dezenas de alunos.