#Educação | A professora da Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira, de Palmeiras de Goiás, concorreu na tarde desta quarta-feira (10/05) ao Prêmio Educador Transformador 2023, na categoria educação infantil. Apenas sete professores de todo o país foram classificados para a disputa final. “Não foi desta vez, mas já estou elaborando novos projetos para o ano que vem. Estou muito feliz em estar aqui em São Paulo, com educadores do Brasil inteiro, trocando experiências e participando deste importante evento educacional. Só de estar entre os sete do Brasil, já me sinto vitoriosa”, disse ao GO In Foco.
O Prêmio Educador Transformador 2023 é uma iniciativa da Bett Brasil, Sebrae e Instituto Significare. O objetivo é reconhecer projetos educacionais transformadores que foram desenvolvidos por professores de escolas públicas e privadas. Mais de três mil professores de todas as regiões do Brasil se inscreveram e apenas 70 foram selecionados, sendo sete por categoria.
Leyliane inscreveu o projeto ReciclAmar sobre reciclagem e que foi desenvolvido com alunos do Jardim 2 da Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira, de Palmeiras de Goiás. O projeto tem uma importância muito grande na construção da cidadania dos alunos.
Cada aluno construiu com ajuda dos responsáveis, uma lixeira de materiais recicláveis para colocarem o lixo separado para a coleta seletiva. Cada aluno também fez um vídeo mostrando o que aprendeu e participou de rodas de conversa e brincadeiras lúdica.
Depois do projeto executado, a professora se inscreveu no concurso Educador Transformador Nacional e para sua surpresa, foi selecionada entre os quase três mil inscritos. Após a primeira seleção, Leyliane concorreu entre 255 projetos e finalmente foi classificada, na categoria educação infantil representando o Centro-Oeste brasileiro, juntamente com a professora Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia que também foi classificada, com o projeto Eu Sou Diferente, na mesma categoria.
A premiação ocorreu durante o maior congresso educacional do mundo, que está sendo realizado em São Paulo desde ontem (09/05) e seguirá até sexta-feira (12/05). A professora recebeu gratuitamente passagem aérea, hospedagem, alimentação e translado para a premiação.
Antes da viagem, Leyliane recebeu diploma de Honra ao Mérito pela serviços prestados na educação. A entrega foi feita pelo prefeito Vando Vitor.