#Economia | Entre 1º de março e 30 de abril, o contribuinte brasileiro precisa fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Para isso, é preciso baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração referente a 2021 com ano-base 2020. O programa já está disponível na página da página da Receita Federal na internet.
A Receita Federal espera receber até 32.619.749 declarações este ano. Em 2020, foram entregues 31.980.146 declarações. A restituição será paga em cinco lotes com as datas de 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
Nesta quarta-feira (24) a Receita Federal divulgou as regras para a prestação de contas junto ao leão. Entre as novidades está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.
O prazo para as empresas, bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde entregarem o comprovante de rendimentos é até sexta-feira (26).
Especialistas orientam para que o contribuinte não deixe para entregar a declaração de última hora, evitando problemas e congestionamento. A dica é reunir os documentos antes e já iniciar o preenchimento.
Fonte: Agência Brasil | Créditos: Marcello Casal Jr.