Programa de transferência de renda “Mães de Goiás” é aprovado pela Alego

#Estado | Cerca de 95 mil mães goianas devem ser beneficiadas com o novo programa do governo estadual “Mães de Goiás”, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás. O governo vai repassar o benefício mensal de R$ 250 para mães em situação de extrema pobreza e que tenham filhos de até seis anos de idade.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (20), o governador Ronaldo Caiado, comentou sobre o programa. “Estamos voltando a atenção para as crianças e os jovens, principalmente os mais necessitados”.

O tesouro estadual deve investir mais de R$ 291 milhões com o programa de transferência de renda, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás, o Protege Goiás. Todas as famílias contempladas terão direito ao novo benefício por meio de um calendário progressivo de inclusão, a partir de setembro deste ano.  

Para a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, o “Mães de Goiás” não é um simples programa de transferência de renda. “O Mãe de Goiás é um programa de transferência de renda, mas não vai ser apenas mais um programa compensatório. Ele será protetivo e focalizado na primeira infância, articulando de imediato com a educação, qualificação e com estratégias que já estão funcionando”, explica a primeira-dama.

Para ser incluída no programa, as mães precisam ter os filhos com idade escolar matriculados em alguma rede de ensino e com a carteira de vacinação atualizada. E para continuar recebendo o benefício, as mulheres precisam participar de cursos de capacitação profissional e caso, fiquem grávidas, precisarão apresentar todos os exames de pré-natal.

O período de permanência no Mães de Goiás será de 12 meses. O prazo poderá ser prorrogado por até 36 meses, desde que cumpridos os compromissos assumidos pelos beneficiários no ato de adesão.

Fonte: Secom Goiás.