#Educação | Um projeto sobre reciclagem, desenvolvido com alunos do Jardim 2 da Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira, de Palmeiras de Goiás, rendeu além da conscientização das crianças, um prêmio nacional para a professora Leyliane Alves Barbosa Borges. O projeto ReciclAmar inscrito no concurso Educador Transformador Nacional 2023, será premiado em evento nacional no mês de maio, no Congresso Bett Brasil 2023.
O projeto da professora Leyliane tem uma importância muito grande na construção da cidadania dos alunos. “O ReciclAmar foi voltado para a separação de resíduos que podem ser reciclados e educação ambiental, buscando o cuidado com o meio ambiente. Cada aluno construiu com ajuda dos responsáveis, uma lixeira de materiais recicláveis para colocarem o lixo separado para a coleta seletiva”, contou a professora.
A educadora também ressalta que desenvolveu outras atividades com os alunos. “Cada aluno também fez um vídeo mostrando o que aprendeu, fizemos rodas de conversa, brincadeiras lúdicas e exibimos filmes sobre o tema”, disse.
Depois do projeto executado, a professora se inscreveu no concurso Educador Transformador Nacional e para sua surpresa, foi selecionada entre os quase três mil inscritos. Após a primeira seleção, Leyliane concorreu entre 255 projetos e finalmente foi classificada, na categoria educação infantil e representará o Centro-Oeste brasileiro, juntamente com a professora Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia que também foi classificada, com o projeto Eu Sou Diferente.
A premiação ocorrerá no maior congresso educacional do mundo, que será realizado em São Paulo, de 9 a 12 de maio. A professora vai receber gratuitamente passagem aérea, hospedagem, alimentação e translado para a premiação, além de participar do congresso, durante quatro dias, na maior cidade da América Latina.