Proerd completa 25 anos em Goiás

#Polícia | A primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, comemorou o sucesso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) durante a cerimônia de celebração dos seus 25 anos, realizada na Assembleia Legislativa. Criado em 1998 e agora aplicado em 58 países, o programa é uma ferramenta eficaz de prevenção à criminalidade, dando às crianças e adolescentes as condições necessárias para resistir a aliciadores e bandidos que procuram desviá-los do caminho da educação.

Gracinha ressaltou que a segurança é a base de uma sociedade próspera, permitindo que pais e mães trabalhem, jovens cresçam e se desenvolvam, e idosos tenham a proteção necessária. A educação é a chave para construir uma sociedade melhor e um futuro mais promissor, afirmou a primeira-dama.

Durante a celebração, a subtenente Eliane Cristina, instrutora da primeira turma de formação do Proerd no estado e atualmente a mais antiga em sala de aula, recebeu a medalha do Mérito Magistério em reconhecimento ao trabalho dos instrutores que fizeram a diferença na vida de mais de um milhão de crianças e adolescentes ao longo dos 25 anos do programa em Goiás.

Com mais de um milhão de adolescentes atendidos no estado, a meta é dobrar o número de atendimentos e de estudantes que recebem a aplicação do programa, aumentando a quantidade de policiais instrutores. Só em 2022, cerca de 15 mil jovens foram atendidos pelo programa, em Goiás.

O secretário Renato Brum lembrou que o projeto é um trabalho conjunto entre segurança pública, educação e desenvolvimento social para conscientizar as crianças e adolescentes do estado. O coronel André Henrique Avelar de Sousa, comandante da Polícia Militar de Goiás, destacou a importância da colaboração do governo em outros programas sociais em benefício das pessoas mais carentes, ressaltando a atuação dos policiais do Proerd como uma modalidade de policiamento comunitário ostensivo e preventivo que oferece atividades interativas e construtivas baseadas nas experiências do cotidiano dos alunos.

Fotos: Wesley Costa