#Economia | A produção de grãos no Brasil está em alta para a safra 2022/23, segundo o 8º Levantamento de Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estima-se que a colheita alcance a marca recorde de 313,9 milhões de toneladas, um aumento de 15,2% em relação à safra anterior. O desempenho médio estimado também é recorde, com 4.048 quilos por hectare. A área utilizada para a produção aumentou 4%, atingindo 77,5 milhões de hectares. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11/05).
Destaca-se o crescimento na produção de milho, com uma estimativa de 125,5 milhões de toneladas, um aumento de 12,4 milhões de toneladas em relação à safra anterior. Já a produção de soja deve atingir um recorde de 154,8 milhões de toneladas, um aumento de 23,3%. A produção de feijão também superou as expectativas devido às boas condições climáticas na segunda safra, ultrapassando ligeiramente 3 milhões de toneladas.
Apesar dos desafios climáticos enfrentados em algumas regiões, como o Rio Grande do Sul, o desempenho do setor agrícola brasileiro continua robusto. O aumento da produtividade e da área cultivada no algodão também impulsionou a estimativa de produção, com um aumento de 13,6% em relação à safra anterior, atingindo cerca de 2,9 milhões de toneladas.
Esses números reforçam a importância do agronegócio para a economia brasileira, gerando empregos e garantindo o abastecimento interno e externo de alimentos. É fundamental acompanhar as atualizações da Conab e demais instituições ligadas ao setor para obter informações atualizadas sobre o desenvolvimento da safra de grãos e seu impacto no mercado nacional e global.
Fonte: Agência Brasil | Foto: CNA