Procon Goiás orienta consumidores sobre a Black Friday

#Estado | A Black Friday está marcada para o dia 26 de novembro. No Brasil, as empresas adotam várias ações como Esquenta Black Friday, Black Week, etc, sempre pensando em atrair o consumidor, que deve ficar atento quanto à situações como o golpe da “metade do dobro”, falta de estoque, entre outras. O Procon Goiás lembra que a Lei 19.607, de 2017 é uma importante aliada do consumidor.

Segundo o Procon a Lei obriga os fornecedores goianos a informar ao consumidor o histórico de preços de produtos e serviços em promoção referente ao período dos últimos 12 meses. A legislação é bem clara e combate o famoso golpe da “metade do dobro”, uma prática abusiva comum nos períodos de grandes promoções.

Essa fraude consiste em aumentar de forma gradativa os preços dos produtos nas vésperas de um grande evento para anunciar uma falsa promoção na data escolhida, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Esta será a segunda edição da Black Friday no período da pandemia da Covid-19 e não deverá ser tão atrativa devido a fatores como a paralização das fábricas durante a pandemia, o que resultou na diminuição dos produtos em estoque, o que resultaria em descontos menos expressivos nesse ano.

Outra mudança, segundo o Procon, foi o aumento expressivo das compras online nesse período. Os dados são da pesquisa Barometro Covid-19 sobre mudanças de hábitos. A pesquisa foi feita pela consultoria Kantar em todo o mundo e apontou um crescimento de 30% das vendas nessa modalidade no Brasil. Com isso, cresceram o número de golpes relacionados aos e-commerces.

O Procon alerta o consumidor também para cuidados com as compras online, especialmente em sites desconhecidos ou sem segurança e com preços abaixo do mercado. “Geralmente os golpistas se apoiam nessas superpromoções para atrair os consumidores mais ingênuos”, diz o superintendente do órgão, Alex Augusto Vaz.

De acordo com o Procon para se prevenir nesses casos o consumidor precisa conferir se a promoção não se encontra na lista de sites suspeitos. A lista foi criada pela Fundação Procon São Paulo e é atualizada rotineiramente, auxiliando o consumidor a tirar a dúvida se um site de compras é confiável ou não.

Veja a lista : https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Denúncias e reclamações

O consumidor que tiver os seus direitos violados ou que flagrar alguma ação abusiva por parte do fornecedor deve entrar em contato com o Procon Goiás por meio dos telefones 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior) ou da plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). Pelo site, também é possível agendar o atendimento presencial no órgão.

Foto: CNN Brasil