#Polícia | A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou na manhã de segunda-feira (03/02) a Operação Duas Rodas na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. A ação, que faz parte dos preparativos para o Carnaval, tem o objetivo de fiscalizar motociclistas e reduzir a incidência de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.
Em aproximadamente duas horas de operação, dezenas de motocicletas foram apreendidas devido a diversas irregularidades. Entre as infrações mais comuns estão a documentação vencida, condutores inabilitados ou com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, além da ausência de equipamentos obrigatórios, como retrovisores e pneus em boas condições.
Segundo dados da PRF, nos últimos cinco anos, o perímetro urbano de Goiânia registrou 829 acidentes envolvendo motocicletas, resultando em 42 mortes e mais de 950 feridos, sendo cerca de 300 em estado grave. No estado de Goiás, mais de 260 motociclistas perderam a vida nesse período.
A BR-153, na região metropolitana de Goiânia, concentra 25% de todas as mortes do Estado envolvendo motociclistas, além de um terço do total de ocorrências com esse tipo de veículo. Entre as principais infrações cometidas pelos condutores estão a falta de distância segura, ausência de sinalização ao mudar de faixa, excesso de velocidade, conversões irregulares e circulação entre veículos nos corredores.
Ao final da operação, os números revelaram a gravidade da situação: das 142 motocicletas abordadas, 113 foram notificadas por irregularidades diversas, 24 veículos foram apreendidos e 22 condutores não possuíam habilitação. A PRF reforça que ações como essa continuarão sendo realizadas para garantir a segurança viária e reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas.
