#Jataí | A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (12), um estudante da Universidade Federal de Jataí (UFJ) suspeito de planejar um atentado terrorista contra colegas universitários e servidores. A Operação Sicário foi realizada para cumprir três mandados de busca e apreensão, além do mandado de prisão temporária cumprido na casa do suspeito. Segundo a PF, foram constatados indícios fortes em mensagens escritas pelo estudante, o que deixou a entender que ele faria o atentado a qualquer momento.
O jovem poderá responder pelo crime de realização de atos preparatórios de terrorismo, com pena de até 8 anos de prisão, conforme a Lei 13.260/2016, em seu artigo 5º.
A UFJ divulgou uma nota em que informou ter recebido uma denúncia no final de março deste ano e de imediato fez o comunicado à Polícia Federal. “Registra-se, oportunamente, que todas as medidas necessárias e previstas nas normativas institucionais e no Direito Brasileiro estão sendo adotadas, concomitante à investigação policial. No que concerne à identidade do aluno, neste momento (até a conclusão da investigação policial) entendemos ser necessário preservá-la”, pontua a universidade.
Uma das mensagens tinha o seguinte conteúdo: “Bem vindo ao jogo em breve”. Outra traz a inscrição: “Eu gosto de desafios grandes. Tem muitas pessoas lixos nesse mundo. Se eu tiver vivo, colocarei uma galera na linha. Com planos em breve Usumaki só para quando morre”.
A Polícia Federal divulgou que a investigação continua para esclarecer se havia mais envolvidos no planejamento do atentado.