#Brasil | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã de hoje (11/04) para a China, junto com ministros, empresários, governadores, deputados e senadores. O país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil. A agenda oficial começa na quarta-feira (12) e seguirá até sexta-feira (14), nas cidades de Xangai e Pequim.
A programação da delegação brasileira inclui encontros de negócios e reuniões bilaterais com as principais autoridades chinesas. O presidente Lula também se encontrará com o presidente Xi Jinping.
Lula disse que vai convidar o presidente chinês para uma visita ao Brasil, com o objetivo de mostrar projetos de interesse comum entre os dois países.
Esta viagem deveria ter acontecido no mês passado, mas foi adiada por causa de uma pneumonia contraída pelo presidente Lula.
No ano passado a China importou mais de US$ 89,7 bilhões em produtos brasileiros, especialmente soja e minérios, e exportou quase US$ 60,7 bilhões.
Nestes 100 dias de governo, Lula já realizou visitas oficiais à Argentina, Uruguai e Estados Unidos. No fim de janeiro, recebem em Brasília, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.
A expectativa é que a visita do presidente Lula à China provoque a assinatura de mais de 20 acordos comerciais entre os dois países. Um deles será para a construção do CBERS-6, o sexto de uma linha de satélites construídos na parceria bilateral. O equipamento será utilizado para monitorar biomas como a Floresta Amazônica.
Fonte: Agência Brasil | Foto: AB