#Brasil | Na madrugada desta terça-feira (10/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma intracraniano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo informações divulgadas pela unidade, a cirurgia ocorreu sem intercorrências, e o presidente está sendo monitorado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A intervenção foi necessária devido a uma hemorragia intracraniana , identificada durante uma ressonância magnética realizada na noite de ontem, em Brasília (DF). O exame foi motivado por queixas de dor de cabeça, que o presidente vinha sentindo desde o acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro.
Após o diagnóstico, Lula foi transferido para a unidade do Sírio-Libanês em São Paulo, onde a cirurgia foi realizada.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, o presidente está bem e sob os cuidados da equipe médica liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Um novo boletim médico será divulgado na manhã de hoje. Além disso, uma entrevista coletiva será realizada na unidade Bela Vista do Hospital Sírio-Libanês, para fornecer mais detalhes sobre o quadro clínico e o procedimento realizado.
Próximos passos
A equipe médica continuará monitorando a recuperação de Lula, que seguirá em repouso absoluto nas próximas horas. Ainda não há informações sobre mudanças na agenda presidencial ou sobre a previsão de alta hospitalar.
A população e as lideranças políticas aguardam com expectativa novas atualizações sobre a saúde do presidente, que, recentemente, completou uma agenda intensa de compromissos internacionais e nacionais.
Fonte: Agência Brasil | Foto: AB