#Internacional | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (16/07), em Bruxelas, capital da Bélgica, onde vai participar da 3ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O encontro oficial ocorrerá nos dias 17 e 18 de julho e reunirá cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos.
A delegação brasileira levará à Cúpula, propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais. Esses temas serão abordados mesmo que não estejam entre os principais pontos da agenda da cúpula, que ocorreu pela última vez em 2015.
Uma das possíveis discussões durante o evento será a conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul, que inclui a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. Embora não seja um tema central, as negociações serão abordadas, levando em consideração as últimas exigências do bloco europeu para a aprovação do tratado, incluindo questões relacionadas às obrigações ambientais.
Durante sua estadia em Bruxelas, o presidente brasileiro terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Também estão confirmados compromissos com representantes da Áustria e da Suécia.
O retorno do presidente brasileiro a Brasília está previsto para quarta-feira, 19 de julho, após sua participação nesse importante evento internacional que busca fortalecer os laços entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Ricardo Stuckert/PR