#Política | O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (09/12), os primeiros nomes que vão compor os ministérios de seu governo que começa em primeiro de janeiro. Foram anunciados os ministros da Casa Civil, da Fazenda, da Defesa, Justiça e Segurança Pública e Relações Exteriores. Os demais nomes serão anunciados depois da diplomação marcada para segunda-feira (12/12). O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil, onde está sediado o gabinete de transição.
Na Fazenda, estará o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; na Casa Civil, o atual governador da Bahia, Rui Costa; na Defesa, o ex-ministro de Relações Institucionais e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro; na Justiça e Segurança Pública, o ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino; e nas Relações Exteriores, o ex-chanceler e atual embaixador do Brasil, na Croácia, Mauro Vieira.
Ao justificar o anúncio, o presidente eleito disse que os nomes foram antecipados pois precisam montar as equipes. “Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura de governo e para que o governo comece a funcionar”, explicou.
Lula também prometeu mais diversidade na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem, já que hoje, foram anunciados só nomes masculinos.
Na segunda-feira (12/12) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo