Presidente Bolsonaro lança obras da Ferrovia Centro-Oeste, em Mara Rosa

#Estado | O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou do lançamento das obras da Ferrovia Centro-Oeste, nesta sexta-feira (17), em Mara Rosa, no norte de Goiás. A cerimônia também teve a participação do governador Ronaldo Caiado e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entre outras autoridades políticas.

Segundo o Ministério da Infraestrutura (Minfra), serão construídos 383 quilômetros de trilhos, entre Mara Rosa, a partir da ligação com a Norte-Sul, até Água Boa, no Mato Grosso. Há previsão da ferrovia ser estendida até Lucas do Rio Verde (MT) no futuro.

Esta foi a 16ª agenda oficial do presidente Bolsonaro ao Estado de Goiás. No fim do evento, o presidente tirou fotos com apoiadores e passou pelas ruas da cidade.

A obra terá investimentos de R$ 2,7 bilhões, e previsão de gerar 4,6 mil empregos. O projeto foi viabilizado com base no mecanismo de investimento cruzado, que permite que empresas detentoras de outorgas ferroviárias do governo federal possam renovar o contrato fazendo outros investimentos. A Fico será feita pela Vale que vai bancar integralmente os recursos da nova ferrovia, em troca da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, operada pela empresa.

Em seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a parceria com a iniciativa privada para fazer a obra. “O ressurgimento deste modal realmente era sonhado por muitos nesse Brasil. Mas ninguém faz nada sozinho, sempre temos que ter alguém do nosso lado. Nesse caso aqui, temos a iniciativa privada, a nossa Vale do Rio Doce. Uma empresa fantástica, que colabora conosco, em especial na infraestrutura pelo Brasil. A eles, o nosso reconhecimento, a nossa gratidão”, disse Bolsonaro

A nova ferrovia será importante para o agronegócio do Centro-Oeste, que praticamente não conta com modal ferroviário na logística de escoamento da produção.

Fonte: Agência Brasil | Ricardo Botelho/Minfra