#Eleições2022 | O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, confirmou nesta quarta-feira (30) que vai se filiar ao Patriota. O anúncio oficial será realizado no sábado (2), durante encontro do partido. Nesta quinta-feira (31), às 17h30, Mendanha entregará o cargo de prefeito ao vice-prefeito Vilmar Mariano, seguindo a legislação eleitoral, já que é pré-candidato a governador de Goiás.
Até definir pelo Patriota, Gustavo Mendanha tentou se filiar em pelo menos três partidos -Podemos, PL e Republicanos. Teve até encontro com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, mas não conseguiu apoio para viabilizar seu projeto.
A situação crítica é que boa parte das lideranças do Patriota apoia à reeleição do governador Ronaldo Caiado. Exemplo mais recente é do ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, que fez evento público para anunciar o apoio ao governador.
O Patriota é presidido em Goiás por Jorcelino Braga e tem um deputado estadual (Amauri Ribeiro) e um deputado federal (Alcides Rodrigues). Os dois parlamentares apoiam Ronaldo Caiado.
Gustavo Mendanha entrará na disputa estadual como candidato de oposição ao governador Ronaldo Caiado. Era do MDB, mas se desfiliou após o presidente do partido Daniel Vilela anunciar apoio à Caiado. Daniel será o candidato a vice-governador na chapa do governador.