O prefeito de Cezarina, Artur Franco de Almeida Filho (Frankinho) foi reconduzido ao cargo nesta sexta-feira (14), após ter conseguido um mandado de segurança. Dezenas de moradores lotaram a Câmara Municipal para acompanhar a posse do prefeito que ficou afastado desde 19 de novembro.
Naquela ocasião a Câmara Municipal de Cezarina aprovou por unanimidade o pedido do vereador Edson Messias Rodrigues que alegou denúncias de improbidade administrativa contra o prefeito, inclusive a contratação de funcionários fantasmas na Prefeitura.
Para isso houve o afastamento do prefeito e foi criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O afastamento seria de 180 dias, mas nesta quinta-feira (13), o prefeito conseguiu um mandado de segurança para retomar o cargo. A decisão foi da juíza Leila Cristina Ferreira.
Em entrevista ao GO In Foco, o prefeito Frankinho disse que estava feliz e que iria retomar os trabalhos. “Os vereadores me afastaram com acusação sem fundamento e a Justiça não achou embasamento, por isso, hoje estou volta à Prefeitura para continuar o trabalho de colocar a Casa em ordem. Estou muito feliz, especialmente em receber o apoio da população que compareceu à Câmara”, disse.
Denúncias
De acordo com o requerimento lido em plenário no dia 19/11, os vereadores deveriam apurar na CPI, as alegações que constam no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) incluindo servidores que estariam recebendo sem cumprir carga horária. Os nomes dos funcionários faz parte de um processo que está no TCM.
A atual administração municipal vem passando por muitas dificuldades desde 2017, inclusive com atraso de salários dos servidores e aposentados que já fizeram um protesto, mostrado aqui no GO In Foco no dia 29 de agosto. Constantemente moradores postam problemas na cidade, em suas Redes Sociais.
Artur Franco de Almeida Filho, conhecido como Frankinho, é natural de Palmeiras de Goiás e foi eleito prefeito de Cezarina com 96,37% dos votos válidos, ou 3.615 votos. O segundo colocado teve apenas 136 votos.
Fotos: José João