#Brasil | Termina hoje (01/12) o prazo para o eleitor justificar ausência no primeiro turno das eleições 2022 e regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não justificar, terá dificuldade em solicitar documentos oficiais. O voto é obrigatório no Brasil para eleitores que tem entre 18 e 70 anos.
Par estar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou ter justificado as ausências. O eleitor que foi chamado para trabalhar como mesário e não compareceu, e ainda esteja irregular, precisa regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.
O eleitor pode justificar o voto pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral. Cada turno corresponde a uma eleição. O prazo para justificar é de 60 dias após o dia de votação.
O eleitor que não votou no segundo turno, também já pode fazer a justificativa. Não é necessário aguardar o fim do prazo.
Caso seja necessário, o eleitor pode anexar documentos que comprovem a justificativa, que será analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitar ou não.
Fonte: Agência Brasil