#Eleições2026 | Em uma articulação importante para as eleições de 2026, os partidos Progressistas (PP) e União Brasil acertaram na noite desta quarta-feira (23/04), durante uma reunião em Brasília (DF), a formação de uma federação partidária. Também ficou acordado apoio ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) como pré-candidato a presidência da República. Considerado o principal obstáculo para o avanço do acordo, Caiado deu seu aval à proposta. A federação agora terá que acelerar sua pré-campanha para atingir ao menos 10% nas pesquisas eleitorais, até as convenções.
A futura federação garantirá espaço na propaganda eleitoral e repasse de recursos para apoiar o projeto presidencial do governador goiano. Em troca, Caiado se comprometeu a elevar sua performance nas pesquisas de intenção de voto, com a meta de atingir pelo menos 10% até o período das convenções, previsto para julho de 2026.
Além da estrutura nacional, o governador também pretende trabalhar sua pré-candidatura com o apoio de vereadores, prefeitos, governadores e parlamentares estaduais e federais tanto do União Brasil quanto do PP. Juntas, as legendas passam a representar o maior agrupamento da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, e o terceiro maior do Senado, com 13 senadores.
A aliança amplia significativamente o campo de atuação política de Caiado e poderá redesenhar o mapa de forças para a corrida presidencial, consolidando um bloco de centro-direita com forte presença no Congresso Nacional.
Após a reunião, Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel participaram do lançamento do livro do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, onde se encontraram com Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.
Fonte: O Popular