#Justiça | A cerimônia de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, está marcada para às 16 horas desta quinta-feira (22/02) e terá presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de diversas autoridades dos três Poderes. A expectativa é que cerca de 800 pessoas participem da solenidade.
Após a posse, às 19h, o ministro participará de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília. O novo ministro dispensou o tradicional jantar oferecido por associações de magistrados a todos os ministros que tomam posse no STF.
O ex-senador Flávio Dino, que ocupava o cargo de Ministro da Justiça no governo federal, foi indicado pelo presidente Lula para o cargo no STF. A vaga foi aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, em outubro de 2022.
Dino terá pela frente, cerca de 340 processos que estavam com a ministra Rosa Weber. Um dos processos é sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. Outro que chama a atenção é o processo sobre a legalidade dos indultos natalinos, também durante a gestão de Bolsonaro.
Perfil
Formado em direito, Flávio Dino tem 55 anos e poderá ficar no STF por 20 anos. A idade para aposentadoria compulsória é de 75 anos. Em sua carreira, o novo ministro já ocupou cargos no três Poderes.
No Judiciário, já foi juiz federal. No Legislativo, deputado federal e senador pelo Maranhão. No Executivo, foi governador por duas vezes, também do Maranhão.
Fonte: Agência Brasil